A caminho de Lyon, vindos de Genebra, somos chamados à atenção por um vilarejo no cimo de uma pequena colina. Desviamos caminho e subimos até Péruges, uma pequena vila medieval do século XV. Se quiséssemos gravar um filme de época não seria necessário adaptar nada, tudo se mantém intacto.
A vila/aldeia faz parte das “Mais Belas Aldeias da França”.
Entramos por um pórtico (porta de Haut) que outrora fechava esta antiga vila de tecelões dentro das suas muralhas, e viajamos no tempo. Desta porta, e suas muralhas, faz parte a belíssima igreja-fortaleza, consagrada a Santa Maria Madalena, construída muito provavelmente na fundação desta vila.
Vamos dar a um largo que se ramifica por ruas estreitas de pedra. O conjunto arquitectónico envolve-nos.
Daqui podemos visitar a igreja-fortaleza, onde existem algumas peças de arte interessantes em madeira, e podemos penetrar pelas ruas que serpenteiam o aglomerado de casas tão bem conservadas.
No meio do aglomerado das casas existe o largo ou praça central, a Place du Tilleul, marcada no seu centro por uma imponente árvore. Em volta o cenário medieval das genuínas casas, e até um antigo lagar agora desactivado.
Um pouco por toda a vila vêm-se lojas, restaurantes e albergues. Se puder prove a Galette de Pérouges, uma pizza doce coberta de açúcar. Ao passar nas ruas não se admire desta especialidade estar exposta à janela de um restaurante…
Na Casa dos Príncipes, uma mansão dos séculos XIV e XV, muito provavelmente a antiga residência dos Duques de Sabóia, fica o museu e arquivos históricos da vila.
A vila é muito pequena e visita-se bem numa tarde. Vale a pena.
Como chegar lá
Péruges fica a apenas 40 Kms de Lyon, na direcção Lyon – Genebra. Se for pela A 42 deve desviar em direcção a Meximieux e nessa mesma localidade virar para Péruges.
Egito | 2024-08-29
Grécia | 2024-05-03
Grécia | 2024-03-20
Visitar Péruges ou outro lugar, o importante é ir, porque "viajar é ir"...
0 Comentários