Salamanca orgulha-se de ter a Universidade mais antiga de Espanha e uma das mais antigas da Europa. Esta mesma Universidade serviu de modelo à nossa Universidade de Coimbra.
A pouco mais de uma hora da fronteira portuguesa, Salamanca é talvez um das mais belas cidades espanholas. Atravessou várias épocas históricas, que começou na Primeira Idade do Ferro, foi um importante basteão francês na Guerra Peninsular e hoje em dia é um importante polo universitário e cultural do país.
O centro histórico, um dos mais ricos de Espanha, é sem dúvida o local mais bonito da cidade. As suas construções vão desde a época romana, passam pela Idade Média e até ao neoclássico.
A Plaza Mayor é o melhor sítio para começar a visita, construída em meados do século XVI é um dos símbolos de Salamanca e o centro da vida da cidade. Já foi palco de filmes como o Ponto de Mira ou o Zorro. Daqui podemos percorrer as belas ruas douradas (devido à coloração das pedras das construções) que serpenteiam todo o centro histórico. Por estas ruas vamos descobrindo a Casa das Conchas, a Universidade de Salamanca, a Catedral de Salamanca, a Torre del Clavero entre outros monumentos e locais que valem a pena visitar.
A Casa das Conchas, é um simples edifício gótico que se torna especial por estar coberto por conchas (daí o nome) nas suas paredes exteriores. Hoje alberga uma biblioteca.
A Universidade Pontífica de Salamanca (ensino privado), mesmo em frente à Casa das Conchas, é um exemplo magnífico de arquitectura barroca. As torres da Igreja Clerecías impõem-se, vale a pena subir lá acima para vislumbrar a cidade.
Um pouco mais à frente, a Universidade de Salamanca (a sede e edifício mais antigo) é outro símbolo da cidade. Com mais de 800 anos é escola de mais de 30.000 alunos provenientes de todo o mundo. A sua fachada é muito bonita.
Ali perto, mesmo ao lado da Plaza Anaya, está a Catedral Nova de Salamanca. Um impressionante monumento gótico, construído nos séculos XVI e XVIII, que conjuga tão harmoniosamente as suas imponência e beleza.
Na parte baixa da cidade, a atravessar o rio Tormes, fica a ponte romana (na imagem de capa) – que na verdade apenas os arcos mais próximos da margem de Salamanca são da época romana, toda a restante construção é do século XVIII – aqui, podemos desfrutar de uma relaxante caminhada pelo parque.
Há muito mais para ver nesta cidade, não muito longe, fica a Igreja Nova del Arrabal, pequena por fora mas muito bonita por dentro.
Egito | 2024-08-29
Grécia | 2024-05-03
Grécia | 2024-03-20
Visitar Salamanca ou outro lugar, o importante é ir, porque "viajar é ir"...
Magnífica cidade!!
Muito 🙂
Bom artigo, gostei!
Sofia